clinica de ortopedista aguas claras
Substituição de ombro – Perguntas frequentes
A seguir, uma breve introdução à substituição do ombro. Pode ajudá-lo a fazer uma lista de perguntas a fazer ao seu médico, mas não se destina a fornecer informações completas. Consulte o consultório do seu cirurgião sobre recursos mais abrangentes e materiais de educação do paciente.
O que é a substituição do ombro?
Na cirurgia de substituição do ombro, as superfícies doloridas do ombro danificado são recobertas com partes artificiais do ombro. A parte que substitui a bola consiste em uma haste com cabeça de metal arredondada. A parte que substitui o soquete consiste em uma concha côncava de plástico lisa que combina com a cabeça redonda da bola. Quando ambos os lados da articulação são recapeados, chamamos isso de substituição total do ombro. No entanto, seu médico pode determinar que apenas o lado umeral da articulação (bola) deve ser recapeado. Chamamos isso de substituição parcial do ombro.
Como me preparo para a cirurgia de substituição do ombro?
Se você e seu cirurgião decidirem que a substituição total do ombro é a certa para você, será marcada uma data para a cirurgia. Várias coisas podem ser necessárias para se preparar para a cirurgia. Por exemplo, seu cirurgião pode pedir que você faça um exame físico pelo seu clínico geral. Isso garantirá que outros problemas de saúde que você possa ter, como diabetes ou hipertensão, sejam tratados antes da cirurgia. Seu médico, ou uma equipe de funcionários, irá aconselhá-lo sobre as coisas que você pode fazer para se preparar para sua internação no hospital e sua reabilitação após a cirurgia.
O que acontece durante a cirurgia de substituição do ombro?
No dia da cirurgia, um tubo intravenoso será inserido em seu braço para administrar os medicamentos e fluidos necessários durante a cirurgia. Em seguida, você será levado para a sala de cirurgia e receberá anestesia. Depois que a anestesia entrar em vigor, seu ombro será esfregado e esterilizado com uma solução especial que remove bactérias de sua pele.
O procedimento é realizado por meio de uma incisão no ombro que vai expor a articulação. Guias e instrumentos especiais de precisão serão usados para cortar a cabeça do úmero (bola) e preparar o osso para receber o implante. A nova esfera de metal e haste são então inseridas. Se o encaixe tiver que ser recapeado, sua superfície danificada é alisada e a nova superfície de plástico é inserida. A bola e o soquete são então unidos. Quando o cirurgião estiver satisfeito com o ajuste e a função, a incisão será fechada e coberta com curativos. Um dreno especial pode ser inserido na ferida para drenar os fluidos que se desenvolvem naturalmente no local da cirurgia. A cirurgia geralmente leva de uma a três horas, embora isso dependa da gravidade da artrite em seu ombro.
Um curativo esterilizado será colocado sobre a ferida e você será encaminhado para a sala de recuperação, onde será cuidadosamente monitorado. À medida que o efeito da anestesia passa, você lentamente recupera a consciência. Uma enfermeira estará com você e pode encorajá-lo a tossir ou respirar profundamente para ajudar a limpar nossos pulmões. Seu braço ficará em uma tipoia ou cinta e pode ser enrolado em uma bolsa de gelo para ajudar a controlar a dor e o inchaço. Você também receberá medicação para dor. Quando estiver totalmente consciente, você será levado de volta ao seu quarto de hospital.
O que posso esperar após a cirurgia?
Quando você estiver de volta ao seu quarto de hospital, começará um programa de reabilitação suave para ajudar a relaxar os músculos ao redor do seu novo ombro. No dia da cirurgia, você pode ser incentivado a se levantar da cama e dar alguns passos. Você continuará a receber medicação para dor conforme necessário e seu curativo será removido cerca de dois dias após a cirurgia.
Dependendo da sua situação específica, você provavelmente permanecerá no hospital de um a três dias. A área dos ombros pode ficar quente e sensível por várias semanas. Antes de sua alta hospitalar, seu fisioterapeuta mostrará como realizar os exercícios de reabilitação importantes para sua recuperação.
Quando posso retornar às atividades normais após a cirurgia?
A cirurgia de substituição da articulação bem-sucedida pode aliviar sua dor e rigidez e pode permitir que você retome algumas de suas atividades diárias normais, conforme instruído por seu médico. Mas mesmo depois de se recuperar totalmente da cirurgia, você ainda pode ter algumas restrições. As atividades diárias normais para pacientes com prótese de ombro não incluem atividades de “bloqueio” de esportes de contato, como martelar, levantamento de peso repetitivo ou atividades que colocam pressão excessiva em seu ombro. Embora sua articulação artificial possa ser substituída, um segundo implante raramente é tão bem-sucedido quanto o primeiro.
Quanto tempo vai durar uma substituição de ombro?
A longevidade do ombro protético varia de paciente para paciente. Depende de muitos fatores, como a condição física e o nível de atividade do paciente, bem como a precisão da colocação do implante durante a cirurgia. É útil ter em mente que as articulações protéticas não são tão fortes ou duráveis quanto uma articulação natural e saudável, e não há garantia de que uma articulação protética durará o resto da vida do paciente.
Hoje, a substituição total do ombro está se tornando um procedimento comum e previsível. Muitos pacientes desfrutam de alívio da dor e melhora da função, em comparação com seu estado antes da cirurgia. Como resultado, alguns pacientes podem ter expectativas irreais sobre o que a prótese de ombro pode fazer e quanta atividade ela pode suportar. Como acontece com qualquer junta mecânica, os componentes da esfera e do soquete movem-se uns contra os outros. O fluido natural no espaço articular, denominado fluido sinovial, ajuda a lubrificar os implantes da mesma forma que lubrifica os ossos e a cartilagem de uma articulação natural. Ainda assim, os componentes protéticos se desgastam à medida que rolam e deslizam uns contra os outros durante o movimento. Tal como acontece com pneus de automóveis ou pastilhas de freio, a taxa de desgaste depende em parte de como a junta do ombro é usada. Atividades que colocam muito estresse sobre os implantes articulares, como pode ser o caso com pacientes mais ativos, pode reduzir a vida útil da prótese. O afrouxamento do implante e o desgaste das porções plásticas do implante podem levar à necessidade de uma cirurgia de revisão para substituir os componentes desgastados ou todos os componentes. Seu médico estará na melhor posição para discutir essas questões com você, levando em consideração suas circunstâncias clínicas particulares, o tipo de implantes usados e seu estilo de vida pós-cirúrgico.
Converse com seu médico sobre os seguintes pontos e como eles podem afetar a longevidade e o sucesso da substituição do ombro:
- Evitando levantamento de peso repetitivo
- Evitando atividades de “bloqueio”, como martelar
- Manter-se saudável e ativo
- Evitar esportes de “carregamento de impacto”, como boxe
- Consulte seu cirurgião antes de iniciar qualquer novo esporte ou atividade, para discutir que tipo e intensidade de esporte ou atividade é apropriado para você
- Pensando antes de se mover
- Não levantando ou empurrando objetos pesados
- Distúrbios do manguito rotador: os fatos
Há muitas informações circulando sobre o manguito rotador e seus distúrbios. Parte disso se deve à desinformação na imprensa leiga e, infelizmente, parte dela foi disseminada por profissionais médicos, seja por meio de um mal-entendido das informações atuais ou do desejo de simplificar a situação. Este folheto de informações tem o objetivo de fornecer fatos e, onde não houver fatos, o melhor entendimento disponível atualmente sobre esses problemas. Tenho confiado em textos ortopédicos e informações fornecidas nos muitos cursos que frequentei. clinica de ortopedista aguas claras
O manguito rotador é um grupo de 4 tendões (tendões são a conexão dos músculos ao osso) que se conectam à cabeça do úmero (a bola da bola e a junta do ombro). É composto pelo subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. Esses músculos são responsáveis por muitos dos movimentos do ombro. O grande músculo mais superficial do que esses músculos é o músculo deltóide. A articulação do ombro propriamente dita é composta da cabeça do úmero e da glenóide, que é a cavidade e, na verdade, é uma parte da escápula ou osso da asa. A glenóide é circunferencialmente revestida por um ligamento fibroso espesso denominado lábio. A clavícula (clavícula) se junta ao teto do ombro, o acrômio (que também faz parte da escápula), para formar a articulação acromioclavicular (ac).